Seguros para Condomínios
Na C1 Broker encontra a melhor solução para o seu seguro de condomínio ou prédio em Portugal.
Somos o seu partner em seguros MULTIRRISCO para Condomínios em PORTUGAL
Em C1 Broker dispomos de diversas soluções de proteção para o seu edifício com diferentes seguros multirrisco de condomínio, que respondem não só à exigência legal do seguro de incêndios, mas que oferecem uma série de coberturas para que possa estar descansado e viver em tranquilidade com os seus vizinhos. Em caso de acidentes no condomínio, a C1 Broker facilita um gestor personalizado encarregado da gestão de sinistros. Temos como partners as melhores companhias seguradoras em Portugal: Allianz, Zurich, Fidelidade, Liberty, Hiscox, etc… para oferecer-lhe o melhor preço com selo de qualidade. Garantimos um serviço profissional e de confiança.
Seguros especializados para o seu Condomínio
Na C1 Broker, analizamos e comparamos as soluções de seguros de condomínios das principais seguradoras em Portugal para poder oferecer-lhe de forma neutra e profissional, seguros inovadores e competitivos, dirigidos às necessidades e tamanho do seu edificio ou aldeamento residencial.
Se vive num prédio ou num aldeamento residencial vai precisar de um seguro multirriscos para salvaguardar os riscos que envolvem os edifícios em regime de propriedade horizontal. Com este seguro garante a proteção das partes comuns, bem como das frações autónomas. E a convivência com os seus vizinhos vai ser muito mais tranquila…
Os seguros multirrisco de condomínio para além de dar resposta ao cumprimento da obrigatoriedade legal de Seguro de Incêndio para edifícios em regime de propriedade horizontal, incluem um conjunto de coberturas adicionais, por exemplo, a assistência ao Condomínio em caso de sinistro, cobertura em caso de furto ou roubo, rotura de máquinas e de elevadores ou proteção jurídica, entre outras.
O mercado português de seguros de condomínio é bastante completo e complexo.
- Completo, pois, existem mais de duas dezenas de seguradoras a oferecer apólices de seguros multirrisco condomínio.
- Complexo, porque dentro de cada seguradora, a oferta é flexível e com diferentes níveis de cobertura e com e sem franquias.
Para além disso, dependendo da estratégia de marketing de cada companhia, algumas apresentam umas cotações ou propostas de seguro com uma lista extensa de coberturas, e outras, umas listas mais reduzidas. Isto não quer dizer que as companhias com as listas mais reduzidas não incluam as coberturas, simplesmente, optam por ser mais sucintas na apresentação das características do produto para não confundir o cliente. Deve consultar sempre o IPC ou as Condições Gerais para saber o que está incluido nas coberturas ou consultar com um Corretor de Seguros como a C1 Broker, que saberá guiar-lhe com experiência e sabedoria adquirida ao longo de mais de 26 anos.
Seguro de Condomínio: escolher com ou sem franquia?
Quando escolhemos o seguro multirrisco de condomínio, um outro ponto a ter em conta é a aplicação ou não de franquias. É obvio que, e em teoria, desde o ponto de vista do consumidor, convém contratar apólices sem franquias ou com franquias bastante baixas. Isso significa que em caso de sinistro, seja ele pequeno ou grande, o cliente poderá estar completamente descansado e saber que não terá que desembolsar nenhum dinheiro adicional. Porem, as apólices sem franquia são notavelmente mais caras e são poucos os vizinhos que estão de acordo em pagar um valor tão alto por uma apólice completa e sem franquias.
Portanto o ideal, será encontrar uma solução que equilibre um valor anual da apólice de condomínio mais económico e a aplicação de franquias em algumas das coberturas. Essas franquias tornam o condomínio comparticipe em caso de sinistro, num valor fixo (normalmente as franquias são baixas, entre e00 e 200 € por sinistro) ou numa percentagem do valor total do sinistro (5%, 10%, ou 20%) mas reduzem exponencialmente o valor total da apólice.
Existem coberturas, como é o caso de fenómenos sísmicos, que têm uma franquia obrigatória mínima de 5%.
Escolha o melhor Seguro de Condomínio com confiança
Sim, em Portugal é obrigatório segurar os edifícios em regime de propriedade horizontal – quer frações autónomas, quer as partes comuns – contra o risco de incêndio. Essa cobertura encontra-se através dos seguros de condomínio. Por lei, todos os edifícios em propriedade horizontal necessitam de contratar um seguro de incêndio, mas se optar por um seguro multirriscos com coberturas adicionais pode simplificar a resolução de sinistros.
Estas são algumas das coberturas que pode encontrar nas apólices de condomínio disponíveis em Portugal. A inclusão ou não destas coberturas depende do grau de cobertura contratado (base ou mais completo):
- Incêndio e danos causados
- Danos derivados de calor, fumo, vapor ou explosão, em consequência do incêndio;
- Remoções ou destruições executadas por ordem da autoridade competente ou praticadas com o fim de salvamento, devido ao incêndio.
- Aluimento de terras;
- Choque ou impacto de veículos terrestres e animais;
- Danos em canalizações e instalações subterrâneas;
- Danos em recheio do condomínio;
- Danos por água;
- Demolição e remoção de escombros;
- Derrame acidental de sistemas hidráulicos de instalações de proteção contra incêndios;
- Assistência ao condomínio;
- Incêndio, queda de raio e explosão;
- Inundações;
- Pesquisa e reparação de avarias;
- Quebra de vidros e pedras mármores;
- Quebra ou queda de antenas;
- Quebra ou queda de painéis solares;
- Queda de
- aeronaves;
- Responsabilidade civil imóvel;
- Riscos elétricos;
- Tempestades;
- Atos de grevistas e de vandalismo;
- Adaptação do edifício por invalidez de condóminos;
- Avaria de máquinas;
- Danos estéticos;
- Danos no imóvel (por roubo ou tentativa de roubo)
- Privação temporária de uso;
- Reconstituição de documentos;
- Reconstituição de jardins;
- Atos de terrorismo;
- Fenómenos sísmicos;
- Quebra e queda de reclamos luminosos
O valor do seguro depende do número de frações que compõem a propriedade horizontal, o tamanho do edifício, o número de zonas comuns e a existência ou não de zonas recreativas como piscinas, elevadores, ginásios, etc, e ainda das coberturas escolhidas. Poderá pagar o valor do seu seguro de forma anual, semestral, trimestralmente ou mensalmente.
A maior parte das seguradoras atualiza o valor do seguro de condominio, no momento da renovação do contrato depois de analisar o numero de sinistros que o condominio teve durante o ano e de atualizar o valor de capitais segurados A C1 Broker pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu seguro de condominio em Portugal. Peça-nos já a sua simulação!
Todos os seguros contêm uma lista de inclusões (o que está coberto) e de exclusões (o que não está coberto por essa apólice). Os seguros multirrisco não são exceção e apresentam também as suas exclusões. Aqui apresentamos as mais habituais e que são comuns em todas as companhias seguradoras que se dedicam ao ramo de seguro multirrisco de condomínio em Portugal. Porém, deverá sempre consultar os documentos contratuais relativos à sua apólice para confirmar que não existem alterações à lista que aqui apresentamos:
- Guerra, invasão, hostilidades ou operações bélicas, guerra civil, insurreição, rebelião ou revolução;
- Levantamento militar ou ato do poder militar legítimo ou usurpado;
- Confiscação, requisição, destruição ou danos produzidos nos bens seguros, por ordem do governo, de direito ou de facto, ou de qualquer autoridade instituída;
- Explosão, libertação do calor e irradiações provenientes de cisão de átomos ou radioativas e ainda os decorrentes de radiações provocadas pela aceleração artificial de partículas;
- Incêndio decorrente de fenómenos sísmicos, salvo se for contratada esta cobertura;
- Atos ou omissões dolosas do Tomador do Seguro, do Segurado ou de pessoas por quem estes sejam civilmente responsáveis;
- Lucros cessantes ou perda semelhante;
- Extravio, furto ou roubo dos bens seguros, durante ou na sequência de qualquer sinistro coberto;
- Reparação, remoção, uso ou exposição ao amianto e seus derivados;
- Poluição ou contaminação de qualquer espécie;
- Atos ou omissões intencionais, praticados pelo Segurado ou por pessoas por quem seja civilmente responsável, com o objetivo de produzir um dano;
Quando um sinistro se produz entre o condomínio e os condóminos, levanta-se a questão se está coberto pelo seguro de condomínio. Algumas apólices têm limitações na cobertura de Responsabilidade Civil e consideram que os condóminos não são terceiros, ou seja, estariam excluidos automaticamente da cobertura. Esta situação verifica-se em apólices básicas ou com coberturas limitadas. Já os seguros multirrisco de condomínio completos têm uma cobertura de responsabilidade civil geral ampliada e com responsabilidade civil cruzada ou incluem na definição de alcance da cobertura, que os condóminos serão considerados como terceiros em casos de sinistros entre o condomínio e as frações ou os seus proprietários.
Quando analisamos e comparamos seguros multirrisco de condomínio de diferentes companhias seguradoras para os nossos clientes, esta é uma questão a que sempre prestamos atenção.
Exemplo de sinistro: Imagine que um dos vizinhos ao caminhar na zona comum, lhe cai em cima um candeeiro de teto, fica com uma ferida e precisa de assistência médica. Ora se a responsabilidade cruzada não estiver contratada ou o seguro excluir os condóminos da responsabilidade civil, a reclamação do vizinho acidentado não estará coberta pelo seguro, mas não deixa de ser da responsabilidade do Condomínio e terá que ser paga pelos vizinhos. Em resumo, para evitar situações desagradáveis, é preferível contratar a apólice do seu Condomínio com um corretor de seguros como C1 Broker, que conhecem as limitações e problemas mais frequentes. A escolha da apólice certa e com as garantias adequadas vai-lhe proporcionar tranquilidade e paz de futuro, poupando-o de varias surpresas inesperadas.
Conversamos? Entraremos em contacto consigo para oferecer-lhe o melhor seguro de condomínio
Esta informação pode interessar-lhe:
Quais são as melhores companhias de seguros de saúde em 2024 para estrangeiros em Portugal?
Ao mudar-se ou residir em Portugal como estrangeiro, um dos aspectos essenciais a tratar é um seguro de saúde completo. Muitos estrangeiros optam por um
Falecimento de um ente próximo: Aspectos importantes a considerar
Receber a notícia do falecimento de um ente querido é algo que ninguém deseja. Além da tristeza e do período de luto, é preciso lidar
Descubra o cenário em que a carta de condução digital e a identificação no telemóvel não são suficientes
Descubra o cenário em que a carta de condução e o BI digitais no telemóvel não são suficientes Já é possível guardar a carta