c1 broker®

Apresentamos o novo Cartão de Cidadão de Portugal: Funcionalidades e segurança reforçadas

Cartão de Cidadão_novas funcionalidades_C1broker_ID_novo_blog

Apresentamos o novo Cartão de Cidadão de Portugal: Funcionalidades e segurança melhoradas

 

O mais recente Cartão de Cidadão de Portugal apresenta funcionalidades actualizadas, um design melhorado e medidas de segurança de ponta para melhor servir os seus cidadãos.

Portugal introduziu uma nova versão do Cartão de Cidadão, marcando uma atualização significativa na identificação pessoal dos seus cidadãos. Lançado oficialmente a 10 de junho, o novo cartão vem com funcionalidades melhoradas, um aspeto mais refinado e objectivos ambiciosos para aumentar a segurança e a conveniência.

 

Design e características do novo Cartão de Cidadão

O Cartão de Cidadão renovado apresenta uma fotografia maior para facilitar a identificação e elimina a necessidade de leitores de cartões. Isto permite novas utilizações, como por exemplo, funcionar como passe de transportes. O cartão, agora disponível ao público, visa agilizar os processos de controlo fronteiriço e garantir uma documentação de viagem segura e inviolável.

 

Como funciona o novo Cartão de Cidadão

Uma das principais inovações do novo cartão é um segundo chip com tecnologia sem contacto, que reforça a segurança física e eletrónica. Isto permite que o cartão seja utilizado em vários serviços públicos e privados sem um leitor de cartões. O Ministério da Justiça destaca esta caraterística como uma melhoria significativa no acesso a serviços de forma eficiente e segura.

 

Aplicações do novo Cartão de Cidadão

O novo cartão pode ser utilizado em todo o país como título de transporte e associado a bilhetes electrónicos para eventos. Serve também como um método de autenticação fiável para serviços digitais e presenciais, oferecendo versatilidade nas transacções e interacções do dia a dia.

 

Melhorias na segurança

Embora o novo Cartão de Cidadão seja um documento físico, cerca de 50% das suas características são digitais, incorporando mais de 30 elementos de segurança. Fabricado com materiais inovadores, continua a ser um dos documentos de identificação mais seguros a nível mundial, garantindo uma proteção robusta contra a fraude.

 

Características principais

O cartão atualizado inclui uma fotografia maior para uma melhor identificação e desloca o chip para o verso. Estas alterações melhoram a facilidade de utilização e reforçam a segurança global do cartão.

 

Custos e renovação

Os custos associados ao novo Cartão de Cidadão mantêm-se inalterados. O processo de renovação automática, introduzido em maio de 2021, continua disponível para quem não necessita de atualizar os dados pessoais, reduzindo a necessidade de deslocações ao Instituto dos Registos e Notariado. A taxa de renovação automática é de 16,20 euros, sendo que o primeiro cartão para crianças até um ano de idade é gratuito.

 

O novo Cartão de Cidadão de Portugal representa um avanço significativo na identificação pessoal, combinando características avançadas de segurança com utilizações práticas para tornar o quotidiano dos cidadãos mais seguro e cómodo.

Compartir em redes sociais:

Artigos Relacionados: