Na C1 Broker, a transparência e a defesa dos seus interesses são as bases do nosso compromisso. Compreendemos que, por vezes, os processos entre segurados e seguradoras podem apresentar desafíos, e é por isso que queremos apresentar-lhe uma ferramenta valiosa: o Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros, ou simplesmente CIMPAS.
O que é o CIMPAS?
O CIMPAS é uma entidade apoiada e autorizada pelo Ministério da Justiça, com a missão específica de mediar e arbitrar litígios decorrentes de contratos de seguros. Num setor onde a clareza e a resolução de conflitos são cruciais, o CIMPAS destaca-se como um aliado essencial para segurados.
Como Funciona?
Quando surgem desafios na comunicação entre segurados e seguradoras, o CIMPAS intervém, promovendo a resolução alternativa de litígios. Este organismo age de forma célere e eficaz, garantindo que ambas as partes alcancem um entendimento justo.
Resposta Rápida e Eficaz
O CIMPAS utiliza expedientes céleres para assegurar que os litígios emergentes de contratos de seguros são resolvidos de forma eficiente. A sua intervenção é especialmente valiosa quando as negociações entre o segurado, o mediador ou corretor de seguros e o segurador não atingem um acordo.
Quanto custa um processo no CIMPAS?
Se as partes optarem por levar o processo para a Arbitragem, pagarão uma pequena taxa no valor de 3% do valor da causa, com um mínimo de 70 euros (€) e um máximo de 700 euros (€).
No entanto, caso se obtenha o acordo na Conferência de Mediação, (realizada em momento prévio ao julgamento arbitral), será restituído, a cada uma das partes, o montante correspondente a 25% do valor pago.
E caso uma das partes vença o litígio, são-lhe devolvidas as despesas pagas?
Não. O pagamento das despesas processuais corresponde ao pagamento do serviço que é prestado pelo Centro, independentemente do desfecho final.
Apoiado pelo Ministério da Justiça
O respaldo do Ministério da Justiça confere ao CIMPAS uma autoridade legal na sua atuação. Esta entidade é uma peça fundamental na promoção da equidade e justiça no universo dos seguros, proporcionando aos segurados uma via de resolução alternativa e imparcial.
Como a C1 Broker Pode Ajudar?
Na C1 Broker, estamos sempre disponíveis para informá-lo sobre os seus direitos relativos aos seguros. Se enfrentar desafios na comunicação com o segurador estamos aqui para guiá-lo através do processo e, se necessário, colaborar com o CIMPAS para alcançar a melhor solução para o seu caso.
Como iniciar uma reclamação no CIMPAS?
Porque nem sempre se chega a um acordo com o segurador, o mediador ou corretor de seguros, o CIMPAS promove, através de expedientes céleres e eficazes, a resolução de litígios emergentes de quaisquer contratos de seguros.
A reclamação poderá ser apresentada contra um segurador, mediador ou corretor de seguros relativamente a um litígio que decorra da formação, execução ou extinção de um contrato de seguro, independentemente do ramo, tais como e a título meramente exemplificativo: Seguro Automóvel, Seguro Multirriscos, Seguro de Responsabilidade Civil, Seguro de Saúde, Seguro de Vida.
Mas atenção, não se pode reclamar diretamente para o Serviço de Mediação e Arbitragem do Centro. Primeiro, a reclamação deverá ser apresentada junto do Segurador, Mediador ou Corretor de Seguros.
Link para apresentar a reclamaçao: https://www.cimpas.pt/pt/como-apresentar-uma-reclamacao-2
Contactos do CIMPAS
Morada : Av. Fontes Pereira de Melo, nº11, 9 Esq 1050-115 Lisboa
Telefone : (+351) 213 827 700
Email : geral@cimpas.pt
Conclusão
O CIMPAS é mais do que uma entidade de mediação e arbitragem; é um aliado na defesa dos seus direitos como segurado. Na C1 Broker, acreditamos na transparência e na busca constante pela melhor resolução para os nossos clientes. Se tiver dúvidas ou necessitar de mais informações sobre como o CIMPAS pode beneficiar o seu caso específico, não hesite em contactar-nos. Estamos aqui para si, para garantir que os seus interesses e direitos são sempre salvaguardados.
Confie na C1 Broker, onde a sua proteção é a nossa prioridade.
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Na C1 Broker, entendemos que cada sinistro é único, e é por isso que oferecemos uma abordagem personalizada na gestão de sinistros em Portugal. Ao escolher os nossos serviços de gestão de sinistros, os clientes beneficiam de uma atenção dedicada e soluções adaptadas às suas necessidades específicas.
Explore mais sobre o nosso serviço visitando a página dedicada à Gestão de Sinistros. Lá, destacamos como a nossa abordagem centrada no cliente faz a diferença em momentos desafiadores.
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Se o incidente envolver Seguros Patrimoniais, o formulário de declaração está disponível aqui (link ). Estamos comprometidos em simplificar o processo, garantindo que os clientes possam comunicar incidentes de forma rápida e eficiente.
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