c1 broker®

O Seguro de Responsabilidade Civil Atividade de Empresa bem explicado!

O Seguro de Responsabilidade Civil Atividade de Empresa bem explicado!

Há certos termos e conceitos no setor do Seguro que podem ser complicados de entender para quem não vem do setor. Porem, se é empresário ou gestor de uma empresa, é necessário que compreenda bem vários conceitos para poder tomar decisões estratégias adequadas e contratar as soluções de seguros para proteger a sua empresa e investimento.

Existem vários seguros de empresa, aqui estão os mais comuns e que deveria ter contratados para proteger corretamente a sua empresa e a atividade:

– Seguro de Responsabilidade Civil de Atividade

– Seguro de Multirrisco

– Seguro de Acidentes de Trabalho (obrigatório)

– Seguro de Ciberrisco (não é obrigatório, mas é altamente recomendado para empresas com páginas web e e-commerce )

 

Neste post vamos explicar o que é e para que serve o Seguro de Responsabilidade Civil de Atividade de Empresa, e dar exemplos de sinistros que estão cobertos por este seguro.

Somos C1 Broker, corretores de seguros e contamos com especialistas em seguros de empresas para poder assessorar-lhe corretamente, com as coberturas mais completas e ao melhor preço.

 

 

O Seguro de Responsabilidade Civil de Atividade

Este seguro serve para cobrir as reclamações de terceiros de lesões, danos ou prejuízos que tenham ocorrido devido à atividade da empresa.

Em alguns casos este seguro é obrigatório e sem ele a empresa não poderá exercer a sua atividade legalmente ou apresentar-se a determinados concursos públicos. Por exemplo, se a sua empresa for uma agência de viagens, vai precisar de um seguro de responsabilidade civil para poder ter a licença e todos os papéis em ordem. Ou se a sua empresa é uma empresa de software, certos contratos com entidades publicas ou grandes grupos empresariais exigem a existência de uma apólice de Responsabilidade Civil de Atividade. Se a sua empresa é uma

 

 

Exemplos de sinistros de Seguro de Responsabilidade Civil Atividade de Empresa

Aqui estão alguns exemplos de acidentes ou sinistros que podem acontecer no decorrer da atividade habitual da empresa e que, por descuido acarretam reclamações que podem trazer gastos inesperados à empresa.

 

Empresa de software “Empresa Faturita”: A “Empresa Faturita” ao instalar um novo programa de faturação na base de dados de um cliente, um erro no script apagou todos os registos da base de dados desse cliente. Esse cliente teve de contratar um equipo de informáticos externos para trabalhar durante 48 horas para poder repor os dados perdidos e colocar o seu sistema como antes para poder operar. O cliente reclamou esses custos e prejuízos à “Empresa Faturita” e ainda uma indemnização pelos dias em que não pode operar. Esta reclamação vai ser coberta pelo seguro de responsabilidade civil de atividade que a “Empresa Faturita” tem contratada.

 

Empresa de confeção de vestidos de Noiva “Empresa Branca”: A “Empresa Branca” aceitou uma encomenda para confecionar 10 vestidos de damas de honor e o vestido de noiva para a família Silva. Por um erro da “Empresa Branca”, os vestidos não foram enviados à direção correta e acabaram por ficar retidos nos correios sem poder ser utilizados no dia de casamento da família Silva. O cliente ficou muito dececionado e teve que procurar uma alternativa e depois da cerimónia, reclamou custos e ainda uma indemnização porque não recebeu os vestidos. Esta reclamação vai ser coberta pelo seguro de responsabilidade civil de atividade que a “Empresa Branca” tem contratada.

 

 

Empresa de Panelas de Ferro “Empresa Redonda”: A “Empresa Redonda” aceitou uma encomenda para produzir 10.000 panelas para um grande supermercado.  Ao fazer a entrega das caixas das panelas de ferro, o trabalhador da “Empresa Redonda” deixou as caixas nuns paletes de madeira à entrada do armazém do supermercado, sem se dar conta que as caixas obstruíam a abertura do portão automático. O gerente do supermercado ao chegar, abriu o portão do armazém e o sistema automático do portão enrolou-se nas caixas danificando o motor. O supermercado teve que pagar 3.500 euros para repor o motor do portão e reclamou os custos à “Empresa Redonda”. Esta reclamação vai ser coberta pelo seguro de responsabilidade civil de atividade que a “Empresa Redonda” tem contratada.

 

 

O seguro de Responsabilidade Civil de Atividade não se deve confundir com o seguro multirrisco da empresa

Os seguros multirriscos de empresa cobrem o lugar onde a atividade empresarial se realiza, por exemplo, a sede da empresa, o armazém, o escritorio, a loja, o espaço do restaurante etc… Estes seguros são chamados “multirriscos” porque têm várias coberturas incluídas, por exemplo asseguram o capital de edifício, o capital do recheio (por exemplo, computadores, móveis, máquinas, matérias-primas) contra vários cenários… roubo, incendio, inundações… Estes seguros multirriscos também incluem uma cobertura de responsabilidade civil que está relacionada com os danos causados por elementos do edifício ou até do próprio recheio. Por exemplo, um cliente ao visitar a sua loja ou seu escritorio, magoa-se porque um candeeiro soltou-se do teto e caiu-lhe na cabeça.  Os custos médicos e alguma indemnização que este cliente venha a apresentar estarão cobertos pela cobertura de responsabilidade civil.

 

Alguns exemplos de sinistros cobertos pelo seguro de multirrisco seriam:

Incendio na empresa de software “Empresa Faturita”: Um incendio deflagrou na zona onde esta empresa tem os escritórios alugados. O incendio queimou as mobílias, os computadores, os servidores e as copias dos projetos que estavam a preparar para um cliente. Os danos ascendem a mais de 150.000 euros, só em materiais da empresa. O seguro multirrisco vai cobrir os 100% destes danos.

 

Inundação na empresa de confeção de vestidos de Noiva “Empresa Branca”: Uma rotura de tubos durante o fim de semana, provocou que a cave na fábrica dos vestidos se inundasse. Os rolos de tecido de seda ficaram molhados e desbotaram. A danos são mais de 25.000 euros. O seguro multirrisco vai cobrir os 100% destes danos.

 

Roubo na empresa de Panelas de Ferro “Empresa Redonda”: No sábado à noite, o escritorio da empresa foi assaltado e os ladroes levaram os computadores e romperam vários armários. Os prejuízos são de 5.100 euros. O seguro multirrisco vai cobrir os 100% destes danos.

 

Acidente na empresa de software “Empresa Faturita”: Uns clientes ingleses da empresa escorregam no chão acabado de esfregar e magoam-se. Os clientes decidem apresentar reclamação pelos gastos médicos.

 

 

Como vimos, são vários os acidentes que podem acontecer no decorrer da atividade habitual da empresa. Os seguros de responsabilidade civil de atividade e os de multirrisco são seguros importantes para proteger a sua empresa de gastos inesperados que advenham de reclamações relacionadas com acidentes ou sinistros.

 

Na C1 Broker, somos corretores de seguros e estamos capacitados para diagnosticar as necessidades reais da sua empresa.  Encontraremos as coberturas mais completas e ao melhor preço. Trabalhamos com mais de 25 companhias seguradoras nacionais e internacionais, como a Zurich, Liberty, Allianz. Victoria, Fidelidade and much more…

 

Compartir em redes sociais:

Artigos Relacionados: