Que seguro de alojamento local é adequado para mim?

Seguro para Alojamento Local - Alojamento local - seguros internacionais - c1 broker - portugal

Existem muitos tipos diferentes de apólices de seguros para alojamento local, e pode ser difícil decidir qual é a mais adequada para si. Neste post discutiremos os diferentes tipos de seguros de alojamento local disponíveis, e ajudá-lo-emos a decidir qual é o melhor para as suas necessidades.

Em Portugal, nos últimos anos, a procura de casas rurais e alojamentos temporários tem registado um aumento muito significativo. Os turistas que visitam o nosso país buscam uma experiência mais autêntica e as soluções ao nível do Alojamento Local (AL) são das mais procuradas em 2022.

Se tiver um apartamento na cidade ou uma casa de aldeia que aluga por temporada de ferias a turistas, saiba que para a legalização do seu projeto turístico, deverá cumprir com uma serie de normas. O setor do Alojamento Local em Portugal encontra-se regulado pelo Decreto-Lei n.º 128/2014, de 29 de agosto – Regime de autorização de exploração dos estabelecimentos de Alojamento Local.   Uma das regras que devera cumprir é a contratação do seguro de responsabilidade civil obrigatório.

 

Conheça as soluções de seguros que a C1 Broker oferece para AL.  Os seguros de alojamento local servem não só para proteger o seu património imobiliário e a sua estabilidade financeira, mas também para responder às exigências legais de proteção dos seus hóspedes e terceiros.

A atividade de Alojamento Local em Portugal encontra-se regulada com legislação que estabelece o regime jurídico da exploração deste tipo de negócio, determinando que o seu titular deve celebrar, e manter válidas, apólices de seguros para garantir os riscos de Responsabilidade Civil e de Incêndio.

A nossa recomendação de seguros dependendo do regime em que é exercida a atividade de Alojamento Local (AL):

  • Apartamento ou Moradia AL na habitação principal/permanente, de modo ocasional ou não.
  • Numa ou mais habitações ou em estabelecimentos de hospedagem (incluindo Hostel), em exclusividade

 

Seguro para Alojamento Local: capital mínimo e coberturas obrigatória

 

O capital mínimo e obrigatório a segurar é de 75 mil euros para uma cobertura de responsabilidade civil, que deverá responder por eventuais danos causados a hóspedes ou a terceiros. A esta acresce ainda a cobertura obrigatória de incêndio, caso o alojamento local esteja implantado num imóvel em regime de propriedade horizontal.

 

Se acontece alguma coisa aos hóspedes é responsabilidade do proprietário?

 

Talvez não saiba, mas se um candeeiro cair em cima da cabeça de um dos turistas ou os químicos da piscina provocarem alergias à pele dos seus hóspedes, a responsabilidade desses danos materiais ou lesões é sua. Portanto, é fundamental proteger-se com um seguro de responsabilidade civil que poderá ativar em caso de prejuízos e danos causados. O seguro obrigatório cobre até ao limite de 75 mil euros, mas se os danos ocorridos (por exemplo, um acidente que provoque lesões com invalidez permanente) tiverem um valor mais alto o proprietário terá que responder com o capital próprio. Por esta razão, talvez seja boa ideia avaliar a possibilidade de contratar um capital superior de responsabilidade civil.

 

Existem seguros de Alojamento Local mais completos?

 

Para além da cobertura obrigatória de responsabilidade civil, alguns seguros de alojamento local, oferecem coberturas de tipo multirrisco, o que acaba por reforçar a cobertura em caso de sinistro. Por exemplo, poderá contratar coberturas de danos de água, roubo, tempestades, inundações, fenómenos atmosféricos adversos como chuva intensa, vento, etc. Desta forma, se o pior acontecer, pode contar com a participação da seguradora para assumir os danos de forma total ou pelo menos parcial. Se a sua casa alojamento local contar com jardins, piscina ou painéis solares também poderá contratar estas coberturas adicionais para proteger o seu investimento em caso de sinistro.

 

Quanto custa um seguro de alojamento local?

 

Existem várias opções no mercado segurador em Portugal e a C1 Broker pode recomendar-lhe a melhor solução de acordo com o seu tipo de imóvel. Os seguros de alojamento local mais económicos rondam os 60/70 euros e oferecem a cobertura obrigatória de responsabilidade civil de 75.000€. Os seguros mais completos de multirrisco têm preços mais altos, porém oferecem um nível de proteção maior.

São várias as companhias seguradoras que oferecem produtos de seguros de alojamento local: Allianz, Fidelidade, Liberty, Mapfre… e é recomendável contratar esses produtos através da rede de mediação profissional, que para além de conhecer perfeitamente as coberturas poderá oferecer um aconselhamento de qualidade. A C1 Broker, corretores de seguros, para além de garantir-lhe os melhores preços, oferece um serviço personalizado de gestão de sinistros.

Contate-nos agora para pedir o seu orçamento personalizado para seguro de Alojamento Local!

Compartir em redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados: