Seguro para Drones – é um seguro obrigatório em Portugal?

Drone Insurance - is it mandatory in Portugal? Find a C1 Broker the best insurance for your drones in Portugal and enjoy the ride!

Há algo verdadeiramente mágico em pilotar um drone. Este voo muda a nossa visão do mundo, literal e figurativamente. Quando o nosso drone está no ar, vemos as coisas de uma perspectiva diferente. Pode-se apreciar a beleza do que nos rodeia de uma forma que simplesmente não é possível a partir do solo. E quando se está a pilotar um drone, temos a incrível situação de controle nas nossas mãos. Somos donos do nosso “destino”, nem que seja por um pequeno momento, para onde queremos ir e o que filmar. É uma sensação especial.

A verdade é que a popularidade dos drones no nosso país, tem vindo a crescer notoriamente, e por isso aumentou também a necessidade de ter um seguro que proteja contra possíveis danos provocados por esta atividade. É certo que a maioria dos pilotos operam os seus drones de forma segura e responsável, porém os acidentes podem e acontecem a qualquer um de nós. Um falho de um motor, uma manobra mal calculada, um cabo eléctrico que apareceu do nada, uma pequena distração e…. já foi!

Se gosta de pilotar drones, ter contratado um seguro de responsabilidade civil é essencial.  Em caso de acidente, este tipo de seguro pode ajudar a cobrir os custos de danos causados a coisas, propriedades, casas, carros e até de ferimentos a pessoas. Para além da cobertura de responsabilidade civil, o seguro de drone também pode cobrir os danos causados ao próprio drone.

Em Portugal, o seguro de responsabilidade civil é  obrigatório para todos os drone com peso superior a 900 gr. Mas mesmo que o drone do seu filho seja de menores dimensões, convém pensar num seguro de responsabilidade civil. Ao proteger-se com um seguro de drone, pode assegurar-se de que está financeiramente preparado em caso de acidente e evitar surpresas desagradavéis.

Os drones podem colidir com objetos ou pessoas, e também podem perder energia e cair. Para evitar acidentes, é importante pilotar sempre o seu drone em áreas abertas, estar atento ao nível da bateria, e evitar voar perto de obstáculos ou pessoas. Além disso, é uma boa ideia familiarizar-se com os controlos do drone antes de o levar a dar uma volta.

 

Seguros para drones em Portugal

 

Se o peso do drone  for superior a 900 gramas, então, o seguro é obrigatório em Portugal (Portaria n.º 2/2021, de 04.01.2021) , bem como o registo dos operadores na ANAC.

Na C1 Broker, Corretores de Seguros, trabalhamos com várias companhias de seguros para lhe oferecer o melhor produto para o seu drone em Portugal. Os prémio anuais do seguro obrigatório para drone são relativamente acessíveis e variam dependendo do tipo de drone e se a utilização é feita por pessoas individuais (hobbie)  ou por empresas (atividade profissional, por exemplo, fotografia).

Estas são algumas das questões que teremos de lhe colocar para calcular o seu seguro para o seu drone:

  • Tomador do seguro (nome, morada e número de contribuinte)?
  • Que relação tem com o “drone” (proprietário, piloto)
  • Características do equipamento:
    • Marca
    • Modelo
    • Número de série
    • Número de Motores e potência 
    • Peso máximo à descolagem (incluindo todo o equipamento instalado em voo)
    • Ano de fabrico
  • Quem é o Piloto Remoto (ou vários) do equipamento?
  • Tipo de utilização – privada (recreativa e de lazer) ou profissional (especificar)
  • Histórico de sinistros / acidentes tidos com o drone ou do piloto nos últimos 3 anos?

 

Mesmo os pilotos de drone mais cuidadosos têm por vezes acidentes. É por isso que a contratação do seguro obrigatório para o seu drone é uma boa ideia, e por isso, na C1 Broker, oferecemos diferentes soluçoes de seguro, com tarifas acessíveis. Lembre-se que, em caso de sinistro, o seguro para o seu drone, vai ajudar a cobrir o custo total ou parcial dos danos causados. Portanto, para desfrutar do voo do seu drone com total tranquilidade, ligue-nos (Tel. (+351) 308 811 268 Tel. (+351) 289 392 452 ou preencha o formulário de contacto e peça o orçamento para o seu seguro de drone.

 

 

Voar com responsabilidade

 

Voar com um drone é muito divertido, mas também é importante lembrar que é uma responsabilidade séria. Na C1 Broker, podemos ajudá-lo a encontrar a apólice de seguro adequada às suas necessidades. Para além de contratar o seguro para o seu drone,  lembre-se que ao pilotar um drone, há algumas medidas de segurança que devem ser sempre seguidas a fim de evitar acidentes.

  1. Primeiro, certifique-se de ler atentamente o manual antes de operar o drone. Isto irá ajudá-lo a compreender as capacidades e limitações do drone, bem como a forma de o operar corretamente.
  2. Em segundo lugar, mantenha sempre o drone dentro da sua linha de visão. Isto ajudá-lo-á a evitar colidir com obstáculos ou perder o controlo do aparelho.
  3. Em terceiro lugar, esteja atento ao que o rodeia e evite voar perto de pessoas ou animais de estimação.
  4. Finalmente, siga sempre a lei quando pilotar um drone, incluindo obedecer a restrições de altura e evitar áreas sensíveis, tais como aeroportos.

Ao seguir estas simples medidas de segurança, pode ajudar a garantir uma experiência segura e agradável ao voar com um drone.

Compartir em redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados: