Política de Compliance da C1 Broker

Estimad@ Cliente e Parceiro Estratégico,

 

 

A política de Compliance da C1 Broker, corretora de seguros internacional, vai além do simples cumprimento das normas financeiras e de seguros nos países em que atua. Ela é fundamentada na filosofia de “querer fazer as coisas bem”. A empresa adota diversos instrumentos de Compliance, envolvendo um grupo de trabalho multidisciplinar para revisar e auditar as diferentes áreas (comercial, marketing, sinistros, operaçoes, contabilidade, legal, laboral, etc.), garantindo conformidade e integridade em suas operações.

.

.

A política de Compliance da C1 Broker – Corretora de Seguros em Espanha e Portugal, refere-se ao conjunto de processos e medidas adoptadas para garantir que a empresa cumpra todas as leis, regulamentos e normas aplicáveis no setor dos seguros. Inclui a gestão ética e legal das operações, a prevenção de conflitos de interesse, o cumprimento das normas de privacidade e a implementação de controlos internos para garantir a transparência e a integridade em todas as actividades relacionadas com a corretagem de seguros.

.

.

A equipa de direção da C1 Broker promove uma cultura de excelência, incorporando no seu modelo de gestão varios instrumentos de Compliance, e que foram desenvolvidos a partir da nossa Responsabilidade Social Corporativa.

Para estabelecer a política de Compliance e Due Diligence, o nosso ponto de partida foi aproveitar muitos dos mecanismos e processos de controlo que já tínhamos insituídos nos diferentes setores (Fiscalidade, Contabilidade, Administração, Operações Comerciais, Marketing, Recursos Humanos, etc.), adaptando-os aos procedimentos de crescimento da empresa e, sobretudo, encarando-os como uma oportunidade e não como um custo. 

Também há que reconhecer que as recentes reformas do Código Penal reforçaram a responsabilidade penal das pessoas colectivas, o que incentiva as empresas de qualquer dimensão e ramo de atividade a implementar sistemas de gestão, acompanhamento e controlo para prevenir as infracções e minimizar as suas consequências, caso ocorram. É nisto que consiste o Compliance, que representa um investimento para as empresas como suporte legal, benefício reputacional e fator de competitividade nos mercados internacionais.  Realizámos o seguinte percurso internamente seguindo as diretivas de Compliance e com ajuda de auditoria externa:

– Diagnóstico inicial e elaboração de mapa de risco e código de ética.

– Implementação e acompanhamento de programas de compliance

– Desenho de protocolos de prevenção e/ou correção antes da prática de delitos.

– Formação específica para trabalhadores

– Preparação de Due Diligence

.

Se “Compliance”, vem originalmente do verbo inglês to comply, que significa cumprir, observar, satisfazer o que foi imposto, ao trasladar este conceito ao mundo corporativo e de negócios, na C1 Broker, entendemos Compliance como uma filosofia e  prática de gestão que garante que a organização esteja em conformidade com as leis, regulamentos, diretrizes e especificações padrões relevantes no setor de seguros nacional e comunitário. Ao adotar, desenvolver e implementar um sistema de gest baseado em Compliance, o nosso objetivo não é apenas cumprir os requisitos legais, mas também promover uma cultura de integridade e transparência que contribua para o crescimento sustentável da empresa.

.

Entendemos a Política de Compliance não como limitadora de nossa atividade, mas como um selo de qualidade e proteção. As regras e regulamentos existem para criar um ambiente de negócios justo e seguro  e protegem as empresas de práticas comerciais desleais, prevenindo e mitigando riscos que poderiam causar prejuízos financeiros e de reputação. Nesse sentido, a política de Compliance  da C1 Broker foi desenhada para contribuir para a longevidade e a sustentabilidade do negócio e a confianza de todos os atores involvidos: clientes, fornecedores, trabalhadores e partners estratégicos.

.

.

Atentamente,

Doutora Susana Wichels

CEO C1 Broker

(Fevereiro de 2024)